INPI e instituto chinês CNIPA estudam ações em PI e inovação

O presidente do INPI, Cláudio Vilar Furtado, recebeu no dia 15 de janeiro uma delegação chinesa para debater propostas de cooperação na área de propriedade industrial (PI) e inovação. 

Gan Shaoning, vice-comissário do CNIPA (instituto chinês de propriedade intelectual), mencionou que os empresários chineses têm grande interesse em fazer negócios no Brasil, que já é hoje o quinto maior destino dos investimentos externos. Ele afirmou que futuramente, além dos acordos na área de patentes que estão sendo estudados no momento, poderão ser firmadas parcerias nas áreas de marcas, desenhos industriais e indicações geográficas. 

Por sua vez, Furtado disse que a troca de experiências que o INPI vem fazendo com outros institutos de PI é fundamental para que possa lidar com as demandas para o desenvolvimento do ambiente de negócios no Brasil. 

Participaram da comitiva chinesa Yuan Qi e Yang Chengrui, respectivamente vice-diretor geral e diretor da Divisão 3 do Departamento de Cooperação Internacional do CNIPA, além do cônsul geral adjunto Chen Yongcan. 

As autoridades presentes pelo INPI foram Liane Lage, diretora de Patentes; Ana Paula Gomes Pinto, chefe de gabinete; Vinicius Bogea, coordenador de Articulação e Fomento à PI e Inovação; e Leopoldo Coutinho, coordenador de Relações Internacionais.
19 de outubro de 2021
Prêmio de R$ 4.000 líquidos para Professores e Gestores Escolares que constroem o futuro do país com Propriedade Intelectual. Clique neste link e seja direcionado.
Campanha Gaúcha Ganha Indicação Geográfica para Vinhos e Espumantes
6 de maio de 2020
O INPI publicou em 05/05, na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2574, a concessão da indicação geográfica (IG) “Campanha Gaúcha”, na espécie indicação de procedência, para vinhos finos brancos, rosados, tintos e espumantes.
INPI Vai Acelerar Exame de Patentes Relativas ao Combate a Covid-19
10 de abril de 2020
Com foco no estímulo à produção e licenciamento de novas tecnologias, o INPI irá priorizar o exame de pedidos de patentes relativos a inovações que possam ser usadas no combate à pandemia do novo coronavírus. A medida foi oficializada por meio da Portaria n° 149/2020, publicada no dia 7 de abril, na Revista da Propriedade Industrial (RPI).
INPI concede IG Campos de Cima da Serra para queijo artesanal serrano
3 de março de 2020
O INPI publicou hoje (03/03), na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2565, a concessão da indicação geográfica (IG) “Campos de Cima da Serra”, na espécie denominação de origem (DO), para o produto “queijo artesanal serrano”.
Aberta Consulta Pública sobre Manual de Indicações Geográficas
3 de março de 2020
O INPI informa que foi iniciada hoje (27/02) a consulta pública sobre a minuta do Manual de Indicações Geográficas.
INPI concede registro de indicação geográfica para melado de Capanema
19 de dezembro de 2019
O INPI publicou na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2554, a concessão da indicação geográfica (IG) “Capanema”, na espécie indicação de procedência (IP), para o produto “melado batido e melado escorrido”.
Perguntas Frequentes - Patente
25 de outubro de 2019
O que é patente? Quais são os tipos de patentes e prazo de validade? Posso patentear uma ideia? Como posso depositar um pedido de patente? Essas e outras perguntas com suas respostas.
Brasil e Dinamarca assinam três acordos para estimular inovação
16 de outubro de 2019
Fomentar as parcerias entre brasileiros e dinamarqueses para atividades de inovação, incluindo a geração e comercialização de ativos de Propriedade Industrial, como as patentes.
INPE mantém desconto em seus serviços
8 de outubro de 2019
O INPI informa que instituiu novamente os descontos para usuários específicos, seguindo o modelo que havia na Tabela de Retribuições anterior, de 2014. Esta medida alinha-se ao propósito do Governo Federal e da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, de incentivar os empreendedores nacionais.
Protocolo de Madrid
3 de outubro de 2019
O INPI começa a operar nesta quarta-feira (2/10) o Protocolo de Madri, tratado internacional que simplifica e reduz custos para o registro de marcas de empresas brasileiras em outros países.
Mais Posts